Escola de Santana é selecionada para o Regional da Conferência de Meio Ambiente
- MARCIA MARQUES COSTA
- há 5 dias
- 2 min de leitura

A EEF Lucas Bez Batti, localizada na comunidade de Santana, cidade de Urussanga, participou da VI Conferência Nacional Infantojuvenil do Meio Ambiente, que ocorreu no dia 30 de junho, na ACIC, em Criciúma.
Foram 45 escolas participantes e a escola santanense foi selecionada para a fase Regional como Escola de Campo, no evento que será em Florianópolis.
O projeto apresentado foi desenvolvido pelos estudantes do 8º ano, juntamente com o professor de Ciências, Dilamar Rodrigues Acosta.
Mas para a apresentação, só podiam participar um delegado e um suplente, sendo que foram escolhidos os alunos Kauane Scarmagnani Heleodoro e Pietro Della Vecchia Ceron.
O tema do projeto, “Reflorestamento com Árvores Nativas da Mata Atlântica”, consiste no plantio de mudas e sementes de plantas nativas na região. Neste projeto, foram destacadas as consequências do desmatamento e das plantações exóticas na região, as quais prejudicam a flora e a fauna locais.
Para os alunos, o plantio de árvores nativas favorece a manutenção do meio ambiente, melhorando o clima e permitindo o ressurgimento de nascentes que já existiam, como exemplos.

A aluna Kauane apresentou uma mandala produzida com sementes, com o intuito de chamar a atenção dos participantes, e que foi desenvolvida exclusivamente para a apresentação da Conferência, para posteriormente ser trabalhada nas aulas de Ciências e Arte.
Direção, professores, alunos e seus familiares estão muito felizes com os resultados.
E o Jornal Panorama, por intermédio desta página, parabeniza todos os envolvidos.
Vivendo numa comunidade que herdou um grave problema ambiental resultante da atividade de extração do carvão mineral, os alunos da escola Lucas Bez Batti dão uma mostra inequívoca de que o entendimento para a continuidade da vida é o respeito para com a natureza.