Educação coloca Urussanga em 1º lugar na AMREC
- MARCIA MARQUES COSTA

- 9 de abr.
- 1 min de leitura

Depois de ganhar Medalha de Ouro em nível nacional, o município de Urussanga atingiu o Nível 5 de alfabetização, o mais alto da escala do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o que indica domínio consolidado das habilidades de leitura e escrita por parte dos estudantes.
De acordo com os dados do programa do Governo Federal, o município saiu de 72% de alunos alfabetizados em 2024 para 89% em 2025. O desempenho coloca Urussanga em posição de destaque, ocupando o 1º lugar na Amrec e a 30ª colocação em Santa Catarina.
A meta prevista para 2025 era de 72%, e para 2026 era de 74%.
A prefeita Stela de Agostin Talamini celebrou o resultado, e disse que ele reflete os investimentos da gestão na área da Educação.
“Esse avanço mostra que estamos no caminho certo, investindo com responsabilidade e priorizando aquilo que realmente transforma vidas, a educação.
Ver nossas crianças alfabetizadas na idade certa é a maior recompensa”, afirmou a prefeita.
Para a secretária de Educação, Andreza Cristina Bonetti, essa conquista é fruto do trabalho conjunto promovido na Rede Municipal.
“Esse índice é fruto de um esforço coletivo que envolve professores, equipes pedagógicas, gestores e famílias. O uso de metodologias estruturadas e o planejamento integrado têm contribuído diretamente para a melhoria da aprendizagem”, declarou.
Entre os fatores que contribuíram para esse desempenho estão o investimento em práticas pedagógicas eficientes, o uso de metodologias organizadas e o fortalecimento do planejamento coletivo entre os profissionais da educação. O empenho diário dos professores, que atuam diretamente no processo de alfabetização, também é um dos principais pilares desse avanço.




