top of page

Alunos da Apae participam do programa Geração Cidadã



O Programa Geração Cidadã, realizado pela Câmara Municipal

de Urussanga, recebeu na tarde de quarta-feira, 20, a primeira turma.

Alunos, alunas e professoras da Associação de Pais e Amigos dos

Excepcionais (APAE) participaram da troca de experiencias sobre divisão

dos poderes, funções do Legislativo municipal, papel dos vereadores,

participação e cidadania.

A primeira turma contou com 18 convidados em visita guiada pela

Coordenadora do Programa Geração Cidadã, Larissa Xavier Teixeira

Barasuol, e pela Vereadora e Presidente da CMU, Izolete Duarte Vieira.

Para muitos dos participantes, esse foi o primeiro contato com o

Legislativo ou mesmo a primeira visita à Câmara.

De acordo com Larissa, o Programa Geração Cidadã foi instituído para

aproximar o Poder Legislativo Municipal da comunidade escolar,

promovendo educação para a cidadania e a democracia. “Receber os alunos

da APAE na primeira visita do Programa Geração Cidadã foi um momento

muito especial para a Câmara Municipal de Urussanga”, afirma. “Foi uma

grande alegria compartilhar esse momento de aprendizado e convivência

com alunos tão carinhosos e participativos”, complementou a

Coordenadora.

Acompanhando a visita, a Presidente Izolete Duarte Vieira defendeu aos

alunos e alunas que o objetivo do Programa é aproximar os estudantes do

Poder Legislativo e fortalecer a formação cidadã desde cedo. “Nesta

abertura do projeto, a Câmara recebeu com alegria os alunos e

profissionais da APAE de Urussanga, proporcionando um momento de

aprendizado, integração e conhecimento sobre o funcionamento do

Legislativo Municipal”, afirmou. Para a Vereadora, os participantes

puderam conhecer melhor o papel dos vereadores, as atividades

desenvolvidas pela Câmara Municipal e a importância da participação da

população nas decisões e no desenvolvimento do município. “O Projeto

Geração Cidadã será desenvolvido junto às escolas de Urussanga,

promovendo ações educativas que incentivam a cidadania, o conhecimento

sobre os poderes públicos e a participação consciente da comunidade na

vida pública. A Câmara Municipal reforça seu compromisso com a educação,

a inclusão e a construção de uma sociedade cada vez mais participativa e

consciente”, disse.

Novas visitas guiadas estão agendadas para o mês de junho.

Sobre o programa – O Programa Geração Cidadã foi aprovado no final de

março pelo Projeto de Decreto Legislativo número 1/2026. O programa

objetiva a visitação guiada à Casa Legislativa, oportunizando aos

estudantes o conhecimento sobre o funcionamento do Poder Legislativo

Municipal, o papel dos vereadores, o processo legislativo e a

importância da atuação parlamentar para a comunidade.

Além das visitas, o programa prevê a possibilidade de realização de

sessão legislativa simulada, coordenada por servidores da Câmara

Municipal, na qual os alunos poderão vivenciar, de forma prática e

didática, as etapas de uma sessão plenária, exercitando o diálogo, a

representação e a participação democrática.

A iniciativa aproxima o Poder Legislativo das escolas, contribuindo para

a construção de um futuro mais consciente, participativo e comprometido

com os valores democráticos, estimulando o interesse dos estudantes pelo

exercício da cidadania desde cedo.

As atividades do Programa Geração Cidadã deverão ser realizadas de

quarta a sexta-feira, no horário das 13h às 18h, mediante agendamento

prévio, conforme a disponibilidade das escolas e da Câmara Municipal.

Para agendamento e demais informações, a Secretaria Municipal de

Educação, ou as escolas, poderá entrar em contato pelo telefone (48)

3465-1149 ou pelo e-mail geracaocidada@camaraurussanga.sc.gov.br.

PANORAMA 33.png

Criado por Lady Cogumelo - Panorama SC

LOGOS JORNAL SITE_edited.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • TikTok
  • Telegram
  • X
bottom of page