Alunos da Apae participam do programa Geração Cidadã
- MARCIA MARQUES COSTA

- 28 de mai.
- 2 min de leitura

O Programa Geração Cidadã, realizado pela Câmara Municipal
de Urussanga, recebeu na tarde de quarta-feira, 20, a primeira turma.
Alunos, alunas e professoras da Associação de Pais e Amigos dos
Excepcionais (APAE) participaram da troca de experiencias sobre divisão
dos poderes, funções do Legislativo municipal, papel dos vereadores,
participação e cidadania.
A primeira turma contou com 18 convidados em visita guiada pela
Coordenadora do Programa Geração Cidadã, Larissa Xavier Teixeira
Barasuol, e pela Vereadora e Presidente da CMU, Izolete Duarte Vieira.
Para muitos dos participantes, esse foi o primeiro contato com o
Legislativo ou mesmo a primeira visita à Câmara.
De acordo com Larissa, o Programa Geração Cidadã foi instituído para
aproximar o Poder Legislativo Municipal da comunidade escolar,
promovendo educação para a cidadania e a democracia. “Receber os alunos
da APAE na primeira visita do Programa Geração Cidadã foi um momento
muito especial para a Câmara Municipal de Urussanga”, afirma. “Foi uma
grande alegria compartilhar esse momento de aprendizado e convivência
com alunos tão carinhosos e participativos”, complementou a
Coordenadora.
Acompanhando a visita, a Presidente Izolete Duarte Vieira defendeu aos
alunos e alunas que o objetivo do Programa é aproximar os estudantes do
Poder Legislativo e fortalecer a formação cidadã desde cedo. “Nesta
abertura do projeto, a Câmara recebeu com alegria os alunos e
profissionais da APAE de Urussanga, proporcionando um momento de
aprendizado, integração e conhecimento sobre o funcionamento do
Legislativo Municipal”, afirmou. Para a Vereadora, os participantes
puderam conhecer melhor o papel dos vereadores, as atividades
desenvolvidas pela Câmara Municipal e a importância da participação da
população nas decisões e no desenvolvimento do município. “O Projeto
Geração Cidadã será desenvolvido junto às escolas de Urussanga,
promovendo ações educativas que incentivam a cidadania, o conhecimento
sobre os poderes públicos e a participação consciente da comunidade na
vida pública. A Câmara Municipal reforça seu compromisso com a educação,
a inclusão e a construção de uma sociedade cada vez mais participativa e
consciente”, disse.
Novas visitas guiadas estão agendadas para o mês de junho.
Sobre o programa – O Programa Geração Cidadã foi aprovado no final de
março pelo Projeto de Decreto Legislativo número 1/2026. O programa
objetiva a visitação guiada à Casa Legislativa, oportunizando aos
estudantes o conhecimento sobre o funcionamento do Poder Legislativo
Municipal, o papel dos vereadores, o processo legislativo e a
importância da atuação parlamentar para a comunidade.
Além das visitas, o programa prevê a possibilidade de realização de
sessão legislativa simulada, coordenada por servidores da Câmara
Municipal, na qual os alunos poderão vivenciar, de forma prática e
didática, as etapas de uma sessão plenária, exercitando o diálogo, a
representação e a participação democrática.
A iniciativa aproxima o Poder Legislativo das escolas, contribuindo para
a construção de um futuro mais consciente, participativo e comprometido
com os valores democráticos, estimulando o interesse dos estudantes pelo
exercício da cidadania desde cedo.
As atividades do Programa Geração Cidadã deverão ser realizadas de
quarta a sexta-feira, no horário das 13h às 18h, mediante agendamento
prévio, conforme a disponibilidade das escolas e da Câmara Municipal.
Para agendamento e demais informações, a Secretaria Municipal de
Educação, ou as escolas, poderá entrar em contato pelo telefone (48)
3465-1149 ou pelo e-mail geracaocidada@camaraurussanga.sc.gov.br.




